Hierarquia/Poderes
Pensando em minhas experiências profissionais,(todas ligadas à educação pública) fiquei pensando que comparando com outros setores ainda temos maior poder de opinião (nem sempre de decisão). Já passei por diversas situações onde prevaleceu o peso de um cargo sobre uma decisão, não sendo a mais justa. Porém mesmo na sala de aula, há ainda professores que confundem autoridade com autoritarismo. É claro que o professor deve ser visto (e trabalhar para isso) como uma autoridade, um líder, um profissional capacitado que se qualifica e busca um trabalho voltado para um efetivo processo educacional. No entanto ainda mexem comigo aquelas conversas da hora do cafezinho, dos bastidores da escola, quando vemos "colegas educadores" vestirem a camiseta do autoritarismo, jogarem com o poder que tem em termos de ensino, avaliação e reprovação. Doeu ouvir de uma profª que com ela ninguém tira 10. Vangloriava-se de trabalhar com disciplinas temidas como Matemática e Física. Esconde-se por trás dos "deuses" da reprovação. Esta questão de domínio do professor em relação a sua turma mostra a grande insegurança do profissional que teme ser questionado, acredita que o conhecimento que possui lhe dá direitos sobre os alunos, e que estes só tem deveres. O mais interessante, é que neste caso específico, a profª também tem dificuldade em obedecer ordens da direção ou combinações com colegas. É notório então a dificuldade em lidar com questões de hierarquia e poder. Ora, se acredita que é superior aos alunos, deveria aceitar que é inferior a outros...
Felizmente, desta maneira gritante, estão sendo extintos. No entanto, há muitos casos de professores democráticos até certo ponto, pois não aceitam que invadam um território que acredita ser dele, como avaliação, considerada ainda uma arma.
É necessário que os professores se desarmem, percebam seu caráter de facilitadores da aprendizagem, mediadores do conhecimento, que não precisam ter uma postura dominadora em relação aos alunos, que é relacionando-se com respeito, igualdade que conseguiremos atingir melhor nossos objetivos.
4 Comments:
Oi Gisele
Tudo ok e já corrigi a planilha. Detalhes no email.
abraço,
Suzana
Gisele, vejo o "poder e a hierarquia" em todos os setores da vida profissinal,nós professores também estamos inseridos neste contexto,portanto também somos passíveis de falhas. Mas o importante é sermos humildes e reconhecer quando erramos e estarmos abertos para uma mudança.
Um abraço.
Elisandra Amaral
Oi Gisele
As situações onde o 'poder' se manifesta nem sempre são tão visíveis e reconhecíveis. Nós, muitas vezes, aceitamos como naturais situações entre 'iguais', nas quais 'o mais antigo tem precedência' e, além disso, reproduzimos este tipo de relação.
abraço,
Suzana
Good brief and this post helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.
Post a Comment
<< Home