Atividade sobre Durkheim

1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Para Durkheim este conceito de educação descrito por Stuart Mill torna-se excessivamente amplo e diverso quando coloca como um processo vindo de nós mesmos “tudo aquilo que fazemos por nós mesmos” e imposto por outros “aquilo que os outros tentam para nós”. Conforme Durkheim, esta ação exercida pelos outros, deve ser especificada, pois há diferenças entre uma relação entre membros de uma mesma geração e entre membros de gerações diferentes. É para esta influência de adultos sobre crianças que o autor atribui o conceito de educação.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
A primeira se refere ao ideal, que seria o alto grau de desenvolvimento humano, trabalhando em cada indivíduo todas as suas potencialidades, buscando a perfeição. A segunda, teria como objetivo a busca pela felicidade. Torna-se esta muito subjetiva, por ser a felicidade algo muito particular. Inviabilizando o conceito, o objetivo torna-se frágil. O ponto fraco destas duas concepções é se pensar que exista uma educação ideal, aplicável a todos indistintamente e atemporal. Percebemos que todos estes argumentos são perfeitamente contestáveis, visto que há uma questão social, política e histórica que a cerca.
3) O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação há que se considerar os sistemas educativos de várias épocas, sublinhando suas semelhanças. Fundamentalmente já percebemos dois grandes caracteres, o fato de que haja uma geração de adultos e uma de crianças, sendo que a adulta haja sobre a criança.
4) De acordo com Durkheim, que fatos levam a sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Cada sociedade leva em consideração as idéias, costumes, leis, crenças, valores atribuídos às arte e à ciência. Sendo estes princípios básicos a serem cultivados independentemente das classes sociais a que pertençam; depois sim se particularizam de acordo com suas especificidades.
5) Segundo o autor , que função o “ideal” a ser realizado tem que suscitar na criança?
Este ideal deve suscitar na criança uma série de estados físicos e mentais tidos como indispensáveis em seu meio social amplo, e outra série de características, também indispensáveis, ao meio particular a que se destine.
6) A partir da definição “A educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que ainda não encontram-se preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique:
Conclui-se que a finalidade da educação é preparar o íntimo infantil para que tenha condições básicas de existência, fisicamente, intelectualmente e moralmente, condições estas, previamente estabelecidas pela sociedade e grupo a qual este indivíduo esteja inserido. Pois entende-se que não é nato/ espontâneao, a disciplina, a moral; e sim, construções que controlam seus instintos em prol da coletividade, das necessidades sociais.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Através da idéia de que a busca por uma sociedade melhor implique na melhora do indivíduo por si próprio, do mesmo modo que a ação educativa exercida pela sociedade busca o engrandecimento dos valores tornando-se verdadeiramente humano.
2 Comments:
Oi Gisele
Tuas atividades estão bem desenvolvidas e adiantadas. Fico contente em ver o teu comprometimento que ficou evidente pelas relações que fizestes usando o texto do Saramago.
abraço,
Suzana Gutierrez
Bom Dia!
Gostei de ver o interesse em expor a sociologia... Eu não faço sociologia, mas também tenho que pesquisar um pouco sobre Durkheim. Valeu!
Post a Comment
<< Home